segunda-feira, junho 13, 2016


O ano de 2016 foi declarado pela ONU como o “Ano Internacional das Leguminosas” e agências como a FAO e a UNESCO têm sido parceiras no fomento de ações que destaquem a importância desse tipo de alimento para a saúde e nutrição da população mundial, além da sua expressiva posição como vetor de soberania alimentar.
As leguminosas são plantas cujo fruto é uma vagem e possuem variadas espécies usadas na alimentação humana e animal durante séculos, fazendo parte da cultura, dos hábitos alimentares e da história da humanidade em diferentes regiões do mundo, graças a sua capacidade de se adaptar aos ambientes mais diversos e ao seu alto teor de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras.
Vale destacar o papel das leguminosas na manutenção da qualidade do solo e do meio ambiente, tendo a sua cadeia de produção benefícios ambientais significativos como a pequena emissão de CO2.
Segundo dados da Factfish research, a produção mundial de leguminosas em 2013 e 2014 foi de aproximadamente 73 milhões de toneladas, sendo a Índia o principal país produtor. No caso específico da soja, o Brasil é o segundo maior produtor de um volume total de cerca de 317 milhões de toneladas dessa leguminosa produzida no mundo (EMBRAPA, 2016).
Com base nessas considerações é que um grupo de cinco estudantes dos cursos de licenciatura em ciências agrárias e biológicas da ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, Brasil, planejou e desenvolveu uma atividade educativa junto a uma escola pública estadual paulista de ensino fundamental e médio chamada: Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, localizada no município de Piracicaba, estado de São Paulo/Brasil. Tal atividade recebeu o nome de “Batalha das Leguminosas” e consistiu num quiz de perguntas apresentadas posteriormente a exposição teórica do tema das leguminosas transposto para a prontidão cognitiva dos escolares do ensino fundamental e médio. A “Batalha das Leguminosas” caracterizou-se numa dinâmica de grupo com grande potencial didático para disseminar o referido tema entre os estudantes da educação básica.
Os estudantes envolvidos eram quatro bolsistas e um voluntário do PIBID que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Este programa é uma ação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior do Ministério da Educação que prevê bolsas para estudantes e professores supervisores sob a luz da qualificação da docência e melhoria da qualidade da educação brasileira.










O “Ano Internacional das Legumimosas” foi um mote oportuno, interessante, atual e intrinsecamente rico como subsídio teórico e prático para a inovação pedagógica reflexiva e comprometida com os desafios da sala de aula e do ambiente que define os contornos de uma escola ativa na formação e consolidação da cidadania.

O “ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS” COMO TEMA DE COOPERAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID DA ESALQ/USP.

Leia Mais

terça-feira, junho 07, 2016

Mais uma atividade desenvolvidas com os alunos do 8° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Elias de Mello Ayres.

Materiais interessantes foram apresentados aos alunos além de discussões como:
  Importancia das proteinas, carboidratos e fibras para a saúde;
 O contato com alimentos como a soja;
Vitaminas nos alimentos;
Educação alimentar. 

Confira as fotos!

Sementes de soja, feijão e lentilha.



Mudas de pau jacaré e sementes de chuva de ouro



Materiais para os alunos

Nazir, aluno de engenharia florestal, que contribuiu com materiais e conhecimentos para a atividade



Atividade prática - Ano Internacional das Leguminosas

Leia Mais