sexta-feira, junho 19, 2015

Projeto Jardim Sensorial


Reportagem feita pelo Jornal de Piracicaba publicado no dia 10/11/14 sobre o Jardim Sensorial na Escola Estadual "Prof. Elias de Mello Ayres". Projeto que envolveu alunos, funcionários e também professores da ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).


Confira a reportagem na íntegra:


"Com o objetivo de criar um projeto para ocupar espaços verdes da Escola Estadual Prof. Elias de Mello Ayres e promover a aprendizagem fora da sala de aula, a unidade de ensino inaugurou na tarde de sábado (8/11) o jardim sensorial, um projeto que envolveu alunos, funcionários e também professores da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

O projeto nasceu com a necessidade de se criar um espaço inclusivo fora da sala de aula e que permitisse a realização de trabalhos multidisciplinares.

Segundo o professor de geografia da escola, Fábio Henrique Cogo, o projeto Sala Verde, iniciado em agosto do ano passado, delimitou cinco ações para que as áreas verdes da escola começassem a ser usadas: criação do jardim sensorial, composteira, cisterna, reciclagem e arborização da escola.


“Fizemos duas conferências na escola e as ideias foram levantadas pelos alunos”, informou.

O projeto é colaborativo e contou com a participação de alunos, funcionários e professores da escola, e professores e alunos de licenciatura da Esalq, por meio do Pibid.

“Este projeto dá a possibilidade das crianças terem mais contato com a natureza e acompanhar estes processos”, afirmou a professora da Esalq, Vânia Galindo Massabni.

Docente da Esalq, Maria Angélica Pipitone também participou do projeto.
Para o jardim sensorial, foram selecionadas 20 espécies com conhecido potencial de estímulo aos sentidos do tato, paladar, visão e olfato.

A irrigação do jardim é feita por meio da utilização de água de uma cisterna.

A composteira também foi implantada na área externa da escola.

Aluno do 7º ano, Thiago Dernardi Monteiro, 12, ajudou na criação do jardim.

“Ajudei a colocar terra nos pneus para a plantação. Achei muito bom para poder ajudar a natureza e aprender mais sobre isso.”

Guilherme Hipólito, 12, também aluno do 7º ano, relatou que ofereceu ajuda quando a professora informou sobre o projeto.

“Quis participar porque acho que é uma maneira de ajudar a escola e a gente mesmo”, afirmou."

0 comentários:

Postar um comentário